UCI atualiza seu protocolo de saúde Covid-19 para eventos de ciclismo de estrada em 2022

A União Ciclística International (UCI) divulgou um novo protocolo de saúde relacionado a Covid-19 aplicável às competições de estrada masculinas e femininas inscritas no Calendário Internacional UCI 2022.
O protocolo de saúde está em vigor desde 24 de janeiro deste ano. O protocolo se aplica a eventos de estrada de todas as classes: UCI WorldTour, UCI Women's WorldTour, UCI ProSeries, Campeonatos Continentais, Campeonatos Mundiais UCI, Copas das Nações UCI, Classe 1 e Classe 2 eventos.
O protocolo de saúde para as corridas de estrada foi estabelecido por um grupo liderado pelo Diretor Médico da UCI, Professor Xavier Bigard e composto por representantes dos ciclistas, equipes, médicos das equipes e organizadores. Ele vem sendo atualizado regularmente de acordo com a situação desde que foi introduzido pela primeira vez em 2020 em resposta à pandemia de Covid-19.
Bem semelhante ao protocolo de saúde de 2021, que se mostrou extremamente eficaz, a versão de 2022 enfatiza as regulamentações nacionais, níveis de vacinação e medidas de prevenção individuais.
Para 2022, a UCI e seus parceiros no grupo diretor destacam o fato de que, quando as leis nacionais do país anfitrião de um evento são mais rígidas do que as regras da UCI, são as leis do país que têm precedência. No entanto, se as leis nacionais forem menos rígidas, as regras da UCI serão aplicadas. As equipes são incentivadas a garantir que o maior número possível de ciclistas no pelotão seja vacinado, e a terceira dose da vacina é fortemente recomendada.
Em 2022, os requisitos para entrar nas bolhas de equipe serão diferentes de acordo com o tipo de evento:
Corridas de um dia e corridas de etapas curtas (menos de sete etapas)
Totalmente vacinado ou um teste de PCR negativo datado de menos de dois dias antes – testes salivares de PCR são permitidos, mas testes de antígeno não são.

Comentarios