top of page

UCI BMX Racing World Cup: após quatro rodadas Shriever e Mahieu lideram



As rodadas 3 e 4 da Copa do Mundo UCI BMX Racing de 2023 registraram uma participação recorde no centro de treinamento olímpico em Papendal, na Holanda, no fim de semana.


Como era de se esperar, a pista holandesa ofereceu corridas intensas, e as mudanças na primeira e segunda reta foram bem conduzidas pelos atletas, que buscavam pontos de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris -2024.


Na categoria Sub-23 Feminino de sábado, Veronika Monika Sturiska, da Letônia, conquistou a primeira vitória do fim de semana. Após a corrida, ela disse: “É apenas a primeira vitória do ano. Essa pista é incrível, sua velocidade e os saltos são grandes, é técnica e eu gosto disso e mostrei isso para vocês. Estou apenas focando em mim mesmo porque sei que posso vencer. Ganhei no ano passado e este ano é minha primeira vitória, então vamos continuar.”


No Sub-23 Masculino, o neozelandês Rico Bearman conquistou sua 3ª vitória na UCI BMX Racing World Cup 2023, mas somente após um photo finish… “Saí do portão muito bem, mas descendo a segunda reta cometi alguns erros . Matéo Colsenet (FRA) alcançou logo no final e pensei que ele tinha conseguido, mas voltei para o photo finish e consegui. Definitivamente não foi minha melhor volta do dia, mas não importa.

Após uma preparação decepcionante, Saya Sakakibara (AUS) conseguiu manter as irmãs Smulders atrás dela na final da Elite Feminina. Laura agradou aos fãs holandeses com um segundo lugar, enquanto Merel também conquistou um lugar no pódio.

Sakakibara não conseguia acreditar que tinha acabado de vencer a corrida: “Esta vitória significa muito mais do que apenas uma vitória na Copa do Mundo da UCI. Quer dizer, na sexta-feira tive um treino tão ruim e fui para casa e chorei por duas horas, não sei por quê. Acho que essa faixa tem boas lembranças, mas também muitas ruins. Acho que apenas lidar com todas essas emoções além do estresse da corrida foi realmente muito e acho que desabei na sexta-feira. Não sei o que fui capaz de fazer, mas acho que fiz uma corrida de cada vez, literalmente quebrei tudo e confiei em mim mesmo completamente. Sinceramente, não consigo acreditar.”


Quais são as chances de namorada e namorado ganharem Copas do Mundo Elite UCI no mesmo dia? Bem, isso é exatamente o que aconteceu na rodada 3! Romain Mahieu (FRA) disparou para fora do portão e usou a primeira reta aberta para mergulhar na curva um na primeira posição e nunca desistiu dessa posição. A placa do líder vermelho em sua moto está dando asas ao francês para a temporada da Copa do Mundo UCI de 2023. Quão especial foi esta vitória para Romain com Saya também vencendo? “Isso foi realmente uma loucura. Eu tentei me controlar no portão porque eu podia ver. Eu vi tudo, mas estou muito orgulhoso dela porque ela passou por muita coisa e vê-la vencer hoje significa muito para mim e tanto quanto para ela, eu acho.


A quarta rodada de domingo trouxe mais sol para Papendal. As classes Sub-23 foram vencidas por Veronika Sturiska e Rico Bearman, que dobraram em Papendal, ganhando o bônus UCI extra por vitórias consecutivas no mesmo fim de semana da UCI BMX Racing World Cup.


A vitória da Elite Feminina foi para Bethany Shriever, que ampliou sua liderança na Copa do Mundo da UCI e manteve a placa de líder vermelha em sua moto para as próximas rodadas em Sarrians, na França.


Enquanto isso, o domínio francês continuou na corrida Men Elite em Papendal com Joris Daudet primeiro seguido por Sylvain André. Daudet agora está se aproximando do líder da Copa do Mundo da UCI, Romain Mahieu (FRA), que ainda tem uma vantagem de 1.552 pontos sobre os 1.437 de Daudet.


Depois de duas rodadas na Turquia e duas rodadas na Holanda, a próxima parada da UCI BMX Racing World Cup será em Sarrians, na França, para duas rodadas nos dias 23 e 24 de setembro.

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page