top of page

UCI divulga calendário 2024 do MTB World Series e Brasil abre temporada com rodada dupla



A Warner Bros. Discovery e a União Ciclística Internacional (UCI) anunciaram na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, o calendário de 2024 da UCI Mountain Bike World Series.


Mais uma vez, todos os principais formatos de mountain bike foram alinhados em um único calendário, que no próximo ano terá lugar em 10 países da Europa, América do Norte e América do Sul - e inclui seis novos locais.


O calendário completo das Copas do Mundo UCI de Cross Country olímpico (XCO), Short Track (XCC), Downhill (DHI) e Enduro (EDR), incluindo E-Enduro (E-EDR) cobrirá 15 finais de semana de corridas, com todos os formatos desfrutando de eventos independentes e combinados. Um dos destaques do calendário será mais uma vez o festival emblemático em Haute-Savoie, França, que este ano atraiu mais de 100.000 espectadores.


Mais informações sobre a Copa do Mundo de Maratona Cross-Country da UCI serão divulgadas oportunamente.



A temporada começa com o cross-country apresentando finais de semana de corrida consecutivos no Brasil, com novas instalações em Mairiporã, em São Paulo, e etapa de Araxá, em Minas Gerais, será organizada pela CIMTB, que trouxe a disputa para o Brasil em 2022. Ambas as provas brasileiras, estão fazendo suas estreias na Copa do Mundo UCI. Juntando-se a eles como anfitriões pela primeira vez estarão Bielsko-Biala, na Polônia, Crans-Montana e Aletsch Arena, Bellwald, ambos na região de Valais, na Suíça, e Mt Van Hoevenberg-Lake Placid, nos EUA.

Rogério Bernardes durante a etapa da CIMTB, que antecedeu a Copa do Mundo de Petrópolis em 2022 / @m_mirandaphoto

" Construímos uma linda história no mountain bike em Araxá, de duas décadas, para chegar neste momento. Confesso que em 2004, quando realizamos a primeira etapa da nossa competição em Araxá, eu nem podia imaginar que 20 anos depois estaríamos comemorando a realização de uma etapa da Copa do Mundo de MTB em Minas Gerais. Mas, sei que fizemos muito por merecer. Com trabalho árduo e construindo fortes laços e grandes amizades, sempre com muito respeito com a comunidade araxaense. Essa é uma conquista de todos nós. Temos que comemorar hoje e trabalhar muito nos próximos seis meses, para entregar um evento a altura do que se espera do ciclismo brasileiro. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história até chegarmos aqui." Falou Rogério Bernardes, construtor da pista de XCO na Rio-2016, criador da CIMTB e um dos responsáveis pelo retorno da Copa do Mundo ao Brasil em 2022.


David Lappartient, presidente da UCI, disse: "Com seu novo formato inovador que reúne todos os principais formatos da disciplina, a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI foi um grande sucesso em 2023, com, pela primeira vez, uma rodada – em Haute-Savoie, França – acolhendo todas as especialidades do programa da série".


Público lotanda a arena em Petrópolis / @m_mirandaphoto

"Também haverá algo novo no próximo ano, com novos locais a serem incluídos nesta importante série de mountain bike, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e América do Sul. Isto atesta a popularidade do desporto, que o Comité Olímpico Internacional acaba de confirmar que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O mountain bike continua a se desenvolver internacionalmente e a Copa do Mundo da UCI é, sem dúvida, um elemento-chave nesse progresso", completa.


Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports, disse: “Depois de um 2023 inovador, tenho orgulho de dar as boas-vindas a locais icônicos e novos destinos no calendário de 2024 da UCI Mountain Bike World Series. Na maior expansão do mountain bike internacional em muitos anos, sete novos locais se juntarão ao sucesso de bilheteria de um ano, totalizando 15 finais de semana de eventos.



“A expansão para a América do Sul e os acordos de longo prazo em Lake Placid, nos EUA, Trentino, na Itália, e Haute-Savoie, na França, são marcas registradas de uma temporada que oferece mais corridas do que nunca. A Suíça também se junta com dois novos locais na deslumbrante região de Valais e a Polônia junta-se ao calendário da UCI World Cup pela primeira vez.”


O calendário de 2024 marca o segundo ano de uma parceria inovadora de oito anos entre a UCI e a Warner Bros. Discovery (WBD), que vê a WBD assumir a transmissão, promoção e organização da Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI, utilizando sua extensa alcance global para ajudar a desenvolver o esporte em todo o mundo.

コメント


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page