top of page

UCI divulga calendário da Copa do Mundo de MTB 2023


Avancini durante a etapa do Brasil neste ano / @m_mirandaphoto

Um dos destaques deste calendário é uma etapa realizada em Haute-Savoie (França), reunindo todos os principais formatos de mountain bike pela primeira vez na história da Copa do Mundo de MTB da UCI. As competições de cross-country olímpico (XCO), cross-country short track (XCC) e downhill (DHI) acontecerão em Les Gets, enquanto a maratona cross-country (XCM), enduro (EDR) e E-enduro (EDR -E) os eventos serão realizados em Châtel e Morzine. Organizado ao longo de 10 dias, incluindo dois fins de semana (de 7 a 17 de setembro), este evento inédito reunirá toda a comunidade mundial do mountain bike em clima de festa.


O presidente da UCI, David Lappartient , disse: “Ainda temos as imagens e a atmosfera incríveis do Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI de 2022 em Les Gets frescas em nossas mentes e, portanto, esperamos retornar a Haute-Savoie no próximo ano para a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI.


“Esta região já sediou várias vezes a Copa do Mundo UCI da disciplina, bem como duas edições do Campeonato Mundial de Mountain Bike UCI, o que demonstra seu forte compromisso com nosso esporte. Com a etapa de Les Gets, que reunirá todos os grandes formatos de mountain bike, voltaremos a contar com a fantástica organização e o acolhimento entusiástico que caracterizam a região de Haute-Savoie, que também acolherá a segunda edição do UCI Cycling World Campeonatos em 2027”.


O suíço Nino Schurter comemorando o recorde de vitórias na etapa do Brasil / @m_mirandaphoto

O presidente do Conselho Departamental de Haute-Savoie, Martial Saddier , disse: “Agradecemos mais uma vez à UCI e à Warner Bros. Discovery pela confiança. Parabéns às Portes du Soleil - Les Gets, Morzine e Châtel - por se afirmarem como a referência do BTT. Nos encontraremos em Haute-Savoie!”


Mesmo sendo um sucesso esportivo e de público o Brasil ficou de fora do calendário 2023 / @m_mirandaphoto

Também incluído no anúncio está o calendário das rodadas XCM e EDR-E, dois formatos que terão o status de Copa do Mundo de Mountain Bike UCI a partir de 2023. O calendário do XCM começará em Nové Mĕsto Na Moravĕ, na República Tcheca. Incluídos na programação estão Finale Ligure (Itália), Châtel/Morzine (França) e Snowshoe (EUA). O EDR-E se juntará ao XCM no icônico local de enduro Finale Ligure para iniciar sua temporada, antes de seguir para Leogang, na Áustria. Os atletas seguirão para a Itália para a terceira fase, no belo cenário de Val di Fassa Trentino, antes de seguirem para a França para as rodadas finais. Loudenvielle, nos Pirineus, receberá a quarta rodada, e a série terminará em Châtel/Morzine.


Como parte do compromisso da UCI e WBD com eventos de participação em massa e criação de caminhos para o esporte de elite, corridas amadoras serão oferecidas para EDR e XCM na próxima temporada. Todas as quatro rodadas XCM estarão abertas à participação (sem necessidade de pré-qualificação). Em EDR e/ou EDR-E, seis dos sete locais oferecerão corridas amadoras. Estes são Maydena e Derby na Tasmânia (Austrália), Finale Ligure, Val di Fassa Trentino, Loudenvielle e Châtel/Morzine. Todas as etapas do EDR darão pontos no ranking UCI, premiando os pilotos mais bem colocados com a possibilidade de entrar na competição de elite.

Em junho de 2022, a UCI confiou à WBD a missão de desenvolver e promover o mountain bike em um contrato de oito anos. A WBD empregará seus recursos e experiência, principalmente por meio do Discovery Sports Events e do ESO Sports, para elevar o mountain bike a um novo nível e levá-lo a um público global. Esta nova visão trará uma ênfase mais forte nos vários formatos dentro da disciplina de mountain bike.



Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
bottom of page