top of page

UCI Gran Fondo World Series Brazil abre novo lote após alta procura impulsionada pelo sucesso da etapa de Camboriú

  • há 7 horas
  • 3 min de leitura


Largada feminina / Rodrigo Philipps
Largada feminina / Rodrigo Philipps

O sucesso da etapa brasileira da UCI Gravel World Series, realizada em Camboriú no dia 8 de março, impactou diretamente a procura pela UCI Gran Fondo World Series Brazil. Com o aumento significativo no ritmo de inscrições, a organização abriu um novo lote para a prova marcada para o dia 8 de novembro, em Timbó. O primeiro lote foi esgotado na semana anterior.

A competição catarinense será novamente disputada na cidade onde nasceu o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, consolidado como um dos principais destinos da modalidade no país. Além do apelo turístico, o evento tem caráter competitivo relevante: trata-se da única prova classificatória no Brasil para o Campeonato Mundial de Gran Fondo de 2027, que será realizado no departamento de Haute-Savoie, na França.

A largada e a concentração dos atletas acontecerão no Parque Henry Paul, com estrutura que inclui área VIP, suporte mecânico, hidratação e alimentação. No percurso, os ciclistas poderão optar entre duas distâncias: o Gran Fondo, com 120 km, e o Medio Fondo, com 80 km. Ambos os trajetos terão sinalização dedicada, isolamento do trânsito e estrutura voltada à segurança dos participantes do início ao fim.

O desempenho organizacional da etapa de gravel em Camboriú contribuiu para o aumento da demanda. A prova teve como vencedores das categorias principais Henrique Avancini e Ana Panini, e recebeu avaliações positivas em relação à estrutura, aos percursos e à organização. Segundo Juliano Salvadori, responsável pela Riders Sports, o evento contou com a presença do belga Erwin Vervecken, responsável global da UCI pelas modalidades Gran Fondo, Ciclocross e Gravel, que acompanhou e aprovou a realização da prova. Ainda de acordo com Salvadori, o desempenho da UCI Gravel World Series Brazil foi determinante para a abertura do novo lote de inscrições do Gran Fondo.

A UCI Gran Fondo World Series Brazil classificará para o Campeonato Mundial os três primeiros colocados e os 25% melhores de cada categoria. No Gran Fondo, estão contempladas as faixas etárias de 19 a 59 anos, com divisões entre masculino e feminino até os 49 anos, e categorias exclusivamente masculinas entre 50 e 59 anos. Já no Medio Fondo, a distribuição inclui categorias femininas entre 50 e 59 anos, além de faixas mistas de 60 a 80 anos ou mais. O evento também contará com categorias Open Masculina e Feminina, a partir de 15 anos, sem classificação para o Mundial.

Localizada no Vale do Itajaí, Timbó reúne características que a consolidam como destino para o ciclismo e o cicloturismo. Conhecida como “Pérola do Vale”, a cidade apresenta forte influência cultural ítalo-germânica, refletida na arquitetura, nos jardins e nos museus. O município é cortado pelos rios Benedito e Cedros e abriga atrativos naturais como o Parque Natural Municipal Freymund Germer (Morro Azul), o Jardim Botânico Franz Damm e o Eco do Avencal, além de espaços urbanos como o Parque Henry Paul, o Parque Central e o Complexo Turístico Jardim do Imigrante.

Com paisagens que alternam áreas urbanas e rurais, Timbó oferece condições para a prática de cicloturismo, caminhadas e esportes ao ar livre, incluindo o parapente. A cidade também se destaca pelo comércio de produtos artesanais, pela indústria metal-mecânica e pela gastronomia típica, com presença de cervejarias artesanais em eventos como a Festa do Imigrante e o Festival das Cervejarias. Tradições culturais e religiosas também fazem parte do cotidiano local, com forte presença de comunidades católicas e luteranas.

No acesso, Timbó está a 32 km de Blumenau, 215 km de Curitiba, e 617 km de São Paulo e Porto Alegre. Os aeroportos mais próximos são o de Navegantes, a 83 km, o de Florianópolis, a 190 km, e o de Curitiba, a 200 km.

 
 
 

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page