UCI Gran Fondo World Series desembarca em Pomerode (SC) no mês de novembro
A cidade de Pomerode (SC) vai receber pela segunda vez a etapa do circuito UCI Gran Fondo World Series. A corrida será no dia 10 de novembro e é a única seletiva na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo da UCI em 2025.
A oportunidade é única para quem gosta de ciclismo de estrada com percurso longo e desafiador. A UCI Gran Fondo Pomerode vai classificar os 20% primeiros colocados de cada categoria para a disputa do Campeonato Mundial de Gran Fondo e de Medio Fondo da UCI da temporada 2025.
Em 2024 o Campeonato Mundial de Gran Fondo UCI foi realizado em Aalborg, na Dinamarca, entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro e o Brasil foi representado por 45 ciclistas que conseguiram a vaga na etapa de Pomerode do ano passado, número que representa 2% do total de participantes no evento em Aalborg.
“Em 2023 somente cinco ou seis brasileiros correram o Mundial de Gran Fondo junto comigo na Escócia. Este ano foram 45 brasileiros. Com o sucesso da classificatória em Pomerode, nós invadimos o Mundial na Dinamarca. Em 2025, o Mundial será em Lorne, na Austrália, e nossa prova em Pomerode é perfeita para quem busca a qualificação sem ter que viajar a outros países”, disse Juliano Salvadori, organizador da prova UCI Gran Fondo World Series Pomerode.
Podem participar ciclistas amadores e profissionais (elite desde que não integrem equipes ProTour) de 19 a 89 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos conforme o regulamento mundial “Age Group” da UCI. O percurso da prova é fechado ao trânsito de veículos. Este ano a organização inovou com a categoria Open, para quem deseja a experiência de participar de um evento de nível mundial, mas sem se preocupar com a qualificação ou categoria.
Em Pomerode serão qualificados para o Mundial 2025 os primeiros 20% dos colocados de cada faixa etária. “Se, por exemplo, uma categoria tiver 100 inscritos, o ciclista deverá chegar entre os primeiros 20 para ter sua vaga garantida no Mundial da Austrália do ano que vem”, explica Salvadori.
Os campeões mundiais de cada categoria do Gran Fondo e da Medio Fondo têm direito a usar a famosa camisa de campeão mundial e os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI.
Em 2023 a prova reuniu em Pomerode mil ciclistas de 11 países. Para a edição 2024 são esperados 1.200 ciclistas de diversos países.
“Temos possibilidade de oferecer estrutura para acomodar até 1.600 participantes. É um número grande, mas temos boa expectativa pois existe interesse do público de viver a experiência de estar em uma etapa do Mundial UCI”, afirma Salvadori, que compara o Mundial de Gran Fondo com o Mundial de Ironman.
“É a oportunidade única de estar em uma competição de altíssimo nível com os melhores do mundo. Quem for a Pomerode vai encontrar uma prova de alto nível, com ótima estrutura e um percurso bonito e desafiador”, completa.
A etapa brasileira da UCI Gran Fondo World Series tem organização da Riders, de Balneário Camboriú.
Serão dois percursos de baixa altimetria no Vale Europeu Catarinense, com largada e chegada em Pomerode. A Gran Fondo terá 120km e 1.140m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, 80km e menos de mil metros de altimetria acumulada.
A concentração de largada/chegada será no Pavilhão de Exposições de Pomerode, com uma estrutura de alto nível para receber os atletas. No local haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova, além de bandas e outros entretenimentos.
“No dia da prova haverá muitas atrações na arena com bandas típicas de música alemã, danças e comidas típicas”, conta Salvadori. Seletivas em 25 países
O calendário de provas Gran Fondo da UCI faz parte do “Cycling For All“ ou “Ciclismo Para Todos” da UCI e existe desde 2011, quando se chamava “UCI World Cycling Tour”. Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series o circuito 2024/25 terá 30 seletivas em 25 países de cinco continentes. Além do Brasil, o circuito tem etapas na Austrália, Indonésia, Turquia, Israel, Jordânia, Dubai, Itália, Portugal, Espanha, Chipre, Hungria, Áustria, França, Alemanha, Luxemburgo, Estônia, Eslovênia, Dinamarca, Costa Rica, Japão, Sérvia, Irlanda, Suíça, Grã Bretanha e Estados Unidos.
Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, ela oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.
A rede hoteleira da cidade oferece mais de 1.500 leitos, a maioria em pousadas tradicionais. Outra opção para se hospedar nas vizinhanças é a cidade de Timbó, berço do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e com ótimas opções de hospedagem.
A cidade de Blumenau, vizinha a Pomerode e com várias opções de hospedagem e alimentação, vai funcionar como satélite do evento. A cidade tem fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso.
Para chegar de avião a Pomerode, a opção mais próxima é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau e ir de ônibus interurbano para Pomerode.
Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.
Comments