UCI Gravel World Series chega ao Brasil com vagas esgotadas e sucesso na primeira edição

A primeira edição da UCI Gravel World Series Brazil será realizada com “casa cheia” em Camboriú (SC). A prova internacional que integra o circuito de corridas gravel da UCI terá mais de 400 ciclistas de 11 países e é pioneira no formato Gravel Race na América Latina.
O evento começa oficialmente nesta sexta-feira (7 de março) com a abertura da Expo UCI Gravel e a retirada dos kits. A corrida será neste domingo, dia 9 de março, com largada às 7h30 da Pousada Fazenda dos Caetés, no KM 14 da Estrada Geral dos Macacos, na área rural de Camboriú.
Com patrocínio da Specialized Brasil, a UCI Gravel World Series Brazil é a única classificatória na América Latina para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI e vai classificar os 25% primeiros ciclistas de cada faixa etária.
A etapa brasileira da UCI Gravel World Series atraiu as atenções de ciclistas brasileiros e de nomes internacionais importantes da modalidade.
“A prova nos surpreendeu pelo sucesso. As vagas se esgotaram antes mesmo do prazo final das inscrições. Isto demonstra a força da modalidade gravel no mundo e o reconhecimento de nosso trabalho. Teremos um total aproximado de 500 ciclistas na prova se somarmos a categoria MTB & Gravel, criada para quem busca diversão sem almejar a classificação para o Mundial”, diz Juliano Salvadori, organizador do evento.
O evento vai contar com a presença de cerca de 30 ciclistas estrangeiros e, além do Brasil, a prova terá ciclistas da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Suíça, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Alemanha e França.

Na categoria Granfondo Elite, um dos destaques internacionais é o atual número 2 do mundo, o italiano Daniel Oss. O embaixador da Specialized vem ao Brasil pela primeira vez e vai lutar pela vitória sem esquecer a diversão.
“Eu sempre tento dar o melhor para conseguir o melhor resultado. Andei bem na prova no Marrocos e gostaria muito de fazer uma boa prova no Brasil. Sou realista e sei que a corrida no Brasil terá outros bons corredores. Quero me divertir e curtir a prova”, declarou o vice-campeão mundial de gravel da temporada 2024.
Outro forte nome europeu na Elite é o suíço Simon Pellaud (Li Ning Star), que venceu na semana passada a Transcordilleras, com oito etapas na Colômbia. Da América do Sul, o destaque na categoria é o argentino Leandro Messineo, inscrito na Granfondo Elite.
Na categoria Granfondo vale destacar o colombiano Didier Alexander Sastoque Pulido e o francês Gerard Le Moy.
A categoria Elite Granfondo feminina promete ser muito disputada. A atual campeã brasileira de ciclismo de estrada, a catarinense Tamires Radatz, está confirmada na prova, assim como Ana Paula Polegatch (dona de 16 títulos nacionais na Elite) e Ana Luisa Panini.

Comments