top of page

UCI lança campanha contra abusos e negligência


Cartazes da nova campanha da UCI / Divulgação

A União Ciclística International (UCI) lançou nesta terça-feira (04) uma campanha destinada a encorajar todas as partes interessadas no ciclismo - atletas, treinadores, organizadores, oficiais e funcionários de diferentes estruturas - a desempenhar um papel ativo na proteção da integridade física e psicológica dos envolvidos no nosso esporte.


Esta campanha se insere no programa Cycling Integrity , que reúne todas as ações da UCI dedicadas à promoção e reforço da integridade no ciclismo a todos os níveis (atletas, comitivas e competições). A Cycling Integrity é composta por três pilares: Ciclismo Limpo, Ciclismo Seguro e Ciclismo Justo, cada um dos quais com uma componente preventiva, nomeadamente através de um programa educativo, e uma componente reativa, permitindo a denúncia e tratamento de condutas abusivas.


Como veículo de valores universais fortes e positivos, o ciclismo é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de indivíduos e populações, bem como para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Para desempenhar esse papel construtivo, o ciclismo deve ser seguro para seus atores: cada membro da família do ciclismo, seja ciclista ou não, deve poder evoluir em um ambiente em que se sinta seguro e respeitado. A UCI deve, portanto, fazer o possível para lutar contra o assédio e o abuso em todas as suas formas: abuso psicológico e físico, assédio e abuso sexual e negligência. Tais ocorrências simplesmente não têm lugar no ciclismo - profissional ou amador - e não podem ser toleradas.


No combate a tais condutas, é fundamental que todos, sejam vítimas ou testemunhas de irregularidades, sintam-se à vontade para expressar suas preocupações e tenham os canais e apoio necessários para fazê-lo. A contribuição de todos é valiosa para ajudar a UCI a criar um ambiente mais seguro para todos.

Para isso, em 2021, a UCI criou uma plataforma segura de relatórios, UCI SpeakUp , onde qualquer pessoa pode dar o alarme para ajudar a UCI a manter o ciclismo seguro e justo.



Esta plataforma também pode ser utilizada por pessoas que desejam denunciar assuntos relacionados a fraudes tecnológicas e manipulação da concorrência. Incidentes suspeitos de doping devem ser relatados na plataforma REVEAL da Agência Internacional de Testes (ITA).


Para incentivar todos os interessados ​​a usar a plataforma de relatórios SpeakUp da UCI, a UCI lançou uma vasta campanha nas suas várias plataformas digitais, bem como no terreno através de cursos de sensibilização e cartazes.

Veja o vídeo da campanha:


A UCI incentiva suas Federações Nacionais afiliadas a desenvolver plataformas e procedimentos de relatórios semelhantes dentro de suas próprias organizações. Também incentiva as pessoas licenciadas para as Federações Nacionais que possuem tal sistema a usá-lo como prioridade.


David Lappartient, Presidente da UCI /Divulgação UCI

O presidente da UCI, David Lappartient, disse: "A integridade é um valor fundamental do esporte, e o ciclismo é um esporte fantástico, que também tem o poder de inspirar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo a adotar o ciclismo como uma atividade de lazer saudável e um meio de transporte sustentável. . O ciclismo defende valores fortes como o trabalho árduo, a perseverança e a solidariedade, mas também está aberto a abusos. Tal abuso não tem lugar no nosso desporto e a UCI não o tolera. Queremos que o nosso desporto contribua para a construção de uma sociedade melhor , e para isso fazemos todo o possível para que as vítimas e testemunhas de abusos saibam que estamos do seu lado, e para incentivá-los a nos ajudar a fazer do ciclismo um esporte que busca ser exemplar em todos os níveis.


Amina Lanaya, diretora-geral da UCI /Divulgação UCI

A diretora-geral da UCI, Amina Lanaya, acrescentou: "A campanha que estamos lançando hoje é a segunda lançada no âmbito da Cycling Integrity após a promoção do REVEAL. Embora a prevenção seja fundamental para evitar abusos em nosso esporte, também é necessário fornecer ferramentas de denúncia e apoio às vítimas e testemunhas de tais atos. A plataforma segura de denúncias UCI SpeakUp envia uma forte mensagem aos stakeholders do ciclismo: todos devem ser respeitados, e nenhum objetivo justifica tratamento degradante. A UCI quer ouvir e ajudar as vítimas, e se livrar dos agressores . Continuaremos a desenvolver nosso programa de Integridade no Ciclismo para garantir que o ciclismo desempenhe seu papel pleno e positivo na sociedade e para os indivíduos."

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page