top of page

UCI Mobility & Bike City Forum 2023 começa nesta quarta na Bélgica



Milão (Itália), Paris (França), Odense (Dinamarca), Glasgow (Reino Unido) e, dentro de poucos dias, Bruges, na Bégica será a sede do UCI Mobility & Bike City Forum que já foi realizado em várias cidades amigas do ciclismo desde o seu lançamento em 2018. Nos próximos dois dias (25 e 26), será realizado pela primeira vez na região de Flandres que recentemente foi premiada com o selo da UCI como Região da Bicicleta. Organizado conjuntamente pela cidade de Bruges e pela EventFlanders, o evento vai acontecer no Centro de Convenções e Reuniões de Bruges e apresentará temas que vão desde a inclusão social, inovação na segurança rodoviária e novas políticas públicas para promover o ciclismo, em particular o da Comissão Europeia e a recente Declaração Europeia sobre Ciclismo.


O Fórum é acontecerá durante dois dias. No primeiro dia, os participantes poderão aprender e trocar ideias com palestrantes especialistas. Serão apresentadas novas ferramentas, ações políticas e infraestruturas que permitam a promoção local do ciclismo.


Dois documentos particularmente impactantes serão lançados durante o Fórum: o primeiro Relatório de Sustentabilidade publicado pela UCI e o relatório CycleRap, um relatório do Programa Internacional de Avaliação Rodoviária (iRAP) sobre a implantação de seu modelo de avaliação de risco de infraestrutura cicloviária, um projeto piloto que foi realizado em parceria com a Fundación Mapfre, a UCI e a PTV.

O segundo dia contará com workshops interativos, liderados por organizações parceiras presentes em Bruges. Os participantes também poderão conhecer a infraestrutura, iniciativas e destaques cicloviários da cidade, por meio de quatro diferentes passeios de bicicleta oferecidos à tarde. Sendo uma cidade amiga dos pedestres que acolhe eventos de ciclismo profissional e inúmeras festividades de ciclismo para o público em geral, a cidade se orgulha de viver e respirar o ciclismo. Segundo Reinout Cloet, do Departamento de Mobilidade de Bruges: “Nossa cidade quer promover o ciclismo tornando suas ruas amigas da bicicleta. Isto é feito através da criação de ciclovias e zonas cicláveis, melhorando o conforto ciclável em toda a cidade, e implementamos várias outras medidas cicláveis ​​para atingir este objetivo.“

Ele acrescenta “Em Bruges aplicamos o princípio STOP. Isto significa que damos prioridade aos pedestres, aos ciclistas, aos transportes públicos e, por último, ao automóvel. Os transportes devem ser tão sustentáveis ​​quanto possível e concebemos as nossas estradas em Bruges com vista a facilitar ao máximo a deslocação dos residentes a pé, de bicicleta ou de transportes públicos."


A cidade medieval de Bruges foi transmitida para todo o mundo durante o Campeonato Mundial de Estrada UCI de 2021, quando a cidade sediou os eventos de contra-relógio e mostrou sua paixão pelo ciclismo e sua infraestrutura ciclística altamente desenvolvida. Sediar o Fórum será mais uma oportunidade para a cidade reiterar as suas ambições ciclísticas, partilhar exemplos de melhores práticas e explorar novas colaborações com as cidades e organizações que estarão presentes no Fórum. Em termos de infra-estruturas, as autoridades municipais estão muito orgulhosas do “Balkonrotonde”, localizado perto da estação ferroviária de Bruges, que permite a passagem de automóveis por cima de ciclistas e pedestres. Como resultado, os ciclistas podem chegar facilmente a outras partes de Bruges sem ter que atravessar uma estrada principal movimentada. A poluição atmosférica [à qual os ciclistas estão expostos] também é reduzida graças à presença destas faixas separadas.

Os eventos de ciclismo para o público em geral, combinados com grandes eventos de ciclismo desportivo, são um elemento-chave na estratégia de promoção do ciclismo da cidade. Em 2023, Bruges acolheu o início da Ronde van Vlaanderen – Volta à Flandres e acolheu mais de 300 jovens participantes na sua Volta à Flandres infantil (em colaboração com De Fietsbieb e Flanders Classics). Além disso, o Domingo Sem Carro é comemorado todos os anos em setembro e atrai regularmente milhares de participantes para passear pela cidade. No mesmo dia, a cidade organiza também o seu evento de caminhada e ciclismo 'Kroenkelen', que permite aos ciclistas descobrir os arredores verdes da cidade através de ciclovias mapeadas. Para ver o programa completo do Fórum: https://assets.ctfassets.net/761l7gh5x5an/7GLZPxiPtg9lUtGawCcCkE/569c4190aa6f7f1016b5a79e02f315fe/2023_UCI_CITY-FORUM_programme_EN.pdf

Kommentare


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page