UCI suspende Miguel Ángel López após positivo no doping
O ciclista colombiano Miguel Ángel López, de 29 anos, que está na equipe Continental UCI Medellín–EPM é suspenso pela União Ciclística Internacional (UCI) por tempo indeterminado após testar positivo no doping.
Após análise das informações e materiais fornecidos pelo ITA em 26 de junho e 7 de julho de 2023, o piloto colombiano foi notificado de uma possível violação da regra antidoping (ADRV) por uso e posse de substância proibida nas semanas anteriores ao Giro de Itália 2022. Devido a isto a UCI decidiu suspender provisoriamente o piloto até a decisão final. Em dezembro, um relatório divulgado pelo jornal espanhol ABC revelou que o tribunal de Cáceres estava com documentos que apontavam que o ciclista teria recebido uma dose de menotropina antes do início do Giro 2022.
Na mesma época, a Astana rescindiu contrato com o colombiano, alegando ter novos elementos que apontavam para uma "provável ligação" com o médico espanhol Marcos Maynar, investigado em caso de tráfico de medicamentos.Desde 1º de janeiro de 2021, as operações do programa antidoping da UCI foram delegadas ao ITA. As investigações sobre possíveis ADRVs são, portanto, conduzidas de forma independente pelo ITA e, uma vez concluídas, seu resultado é encaminhado à UCI para fins de gerenciamento de resultados.A UCI após comunicado sobre a suspensão, afirmou que nenhum comentário adicional será feito nesta fase do processo.
Comments