Buscar
Ultegra 8100 passa a ter 12 velocidades com trocadores Di2 sem fio e câmbios mais rápidos
- Márcio de Miranda
- 31 de ago. de 2021
- 7 min de leitura

Os desenvolvimentos no ULTEGRA, assim como no DURA-ACE, podem ser divididos em cinco pontos: plataforma de mudança de marchas, interface de controle, sistema de freios, sistema de transmissão e sistema de rodas. Vamos dar uma olhada em cada um destes pontos:
Plataforma de mudança ULTEGRA
O ULTEGRA R8100 compartilha a mesma plataforma Di2 revisada que o DURA-ACE R9200 para melhorar a velocidade de mudança, tornando a conexão trocador-câmbio ‘sem-fio’, e ainda garantindo confiabilidade total.
O Novo DURA-ACE e o novo ULTEGRA compartilham a mesma plataforma para que os usuários do ULTEGRA possam se beneficiar de:
Mesma nova plataforma Di2 que melhora o design do motor nos câmbios, diminui a velocidade de processamento (ou seja, o tempo de movimento entre os mecanismos de motor e engrenagem) e o desempenho de transmissão para permitir a mudança de marchas mais rápida da Shimano em todos os tempos. Isso resulta em uma redução de 58% no tempo de operação do câmbio traseiro ULTEGRA e uma redução de 45% no tempo de operação do câmbio dianteiro ULTEGRA em relação ao câmbio traseiro DURA-ACE RD-R9150 anterior.
Confiabilidade total em uma conexão ‘com fio’ onde se faz necessária. Novos fios SD-300 de diâmetro menor conectam a bateria Di2 (BT-DN300) ao câmbio dianteiro (FD-R8150) e ao câmbio traseiro (RD-R8150). Uma bateria interna é solução de carregamento simples, garantindo uma conexão estável e de alta tensão aos câmbios, contribuindo para a troca de marchas mais rápida da Shimano. Testes mostram que a bateria BT-DN300 dura 1000 km entre as cargas. Os botões de troca do STI são alimentados por baterias CR1632, ‘estilo moeda’ que duram aproximadamente 1,5-2 anos de uso.
Um circuito de chip proprietário de alta segurança, de rápido processamento e baixo consumo de energia, diminui significativamente a chance de interferência de dispositivos externos.
O novo câmbio traseiro ULTEGRA é agora o ponto de carga do sistema (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano) e fornece a conexão sem fio para trocadores STI e outros dispositivos de terceiros (substituindo a unidade sem fio EW-WU111). Além disso, seu design integrado fornece o ponto de controle para customizar as operações Di2 e os modos de mudança sincronizado, substituindo o botão anterior do guidão ou Junction-A (SM-RS910) dentro do quadro.

A diferença dos câmbios ULTEGRA para o DURA-ACE está na construção. Os câmbios dianteiros e traseiros DURA-ACE R9200 pesam 96 g e 215 g, respectivamente, enquanto os pesos do ULTEGRA R8100 são 116 g e 262 g, resultando em uma diferença combinada de 67 g.
Os novos trocadores (ST-R8170) com freio a disco hidráulico sem fio ULTEGRA de 2x12, agora se apresentam com a parte mais elevada da capa do trocador levemente curvada para dentro, e uma área aumentada entre o trocador e o guidão, para entregar um outro nível de conforto e controle. Isso oferece aos ciclistas uma pegada melhor para os dedos indicador e dedão na capa do trocador e, melhor acomodação para 3 dedos na alavanca de freio, enquanto oferece fácil acesso à alavanca de mudanças no drop do guidão. Uma outra mudança vem num desvio maior entre os botões Di2 na alavanca, para permitir uma diferenciação melhor entre botões de trocas para cima e para baixo, principalmente quando o ciclista está de luvas ou com os dedos úmidos de suor.

Comments