Ultegra 8100 passa a ter 12 velocidades com trocadores Di2 sem fio e câmbios mais rápidos
Os desenvolvimentos no ULTEGRA, assim como no DURA-ACE, podem ser divididos em cinco pontos: plataforma de mudança de marchas, interface de controle, sistema de freios, sistema de transmissão e sistema de rodas. Vamos dar uma olhada em cada um destes pontos:
Plataforma de mudança ULTEGRA
O ULTEGRA R8100 compartilha a mesma plataforma Di2 revisada que o DURA-ACE R9200 para melhorar a velocidade de mudança, tornando a conexão trocador-câmbio ‘sem-fio’, e ainda garantindo confiabilidade total.
O Novo DURA-ACE e o novo ULTEGRA compartilham a mesma plataforma para que os usuários do ULTEGRA possam se beneficiar de:
Mesma nova plataforma Di2 que melhora o design do motor nos câmbios, diminui a velocidade de processamento (ou seja, o tempo de movimento entre os mecanismos de motor e engrenagem) e o desempenho de transmissão para permitir a mudança de marchas mais rápida da Shimano em todos os tempos. Isso resulta em uma redução de 58% no tempo de operação do câmbio traseiro ULTEGRA e uma redução de 45% no tempo de operação do câmbio dianteiro ULTEGRA em relação ao câmbio traseiro DURA-ACE RD-R9150 anterior.
Confiabilidade total em uma conexão ‘com fio’ onde se faz necessária. Novos fios SD-300 de diâmetro menor conectam a bateria Di2 (BT-DN300) ao câmbio dianteiro (FD-R8150) e ao câmbio traseiro (RD-R8150). Uma bateria interna é solução de carregamento simples, garantindo uma conexão estável e de alta tensão aos câmbios, contribuindo para a troca de marchas mais rápida da Shimano. Testes mostram que a bateria BT-DN300 dura 1000 km entre as cargas. Os botões de troca do STI são alimentados por baterias CR1632, ‘estilo moeda’ que duram aproximadamente 1,5-2 anos de uso.
Um circuito de chip proprietário de alta segurança, de rápido processamento e baixo consumo de energia, diminui significativamente a chance de interferência de dispositivos externos.
O novo câmbio traseiro ULTEGRA é agora o ponto de carga do sistema (substituindo o carregador SM-BCR2 da Shimano) e fornece a conexão sem fio para trocadores STI e outros dispositivos de terceiros (substituindo a unidade sem fio EW-WU111). Além disso, seu design integrado fornece o ponto de controle para customizar as operações Di2 e os modos de mudança sincronizado, substituindo o botão anterior do guidão ou Junction-A (SM-RS910) dentro do quadro.
Comments