Um Dia Sem Carro terá aproximadamente 5 mil ciclistas e as inscrições seguem abertas



Um grande passeio ciclístico tomará conta do percurso no Aterro do Flamengo, no dia 25 de setembro, a partir das 14h. Aproximadamente 5 mil ciclistas pedalarão em pontos turísticos do Rio de Janeiro. O passeio ciclístico tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização do automóvel e assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.


Para garantir a segurança, o passeio contará com 300 pessoas de apoio, mecânicos para realizarem pequenos reparos nas bikes participantes do evento. Caloi é uma das apoiadoras e sorteará 10 bicicletas.


“Se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, falou Claudio Santos, organizador da pedalada e ex-presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (FECIERJ). Ele é um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro.


O Dia Mundial Sem Carro, que inspirou o nome do passeio, foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos.


No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no que concerne à conscientização da população e a sua mobilização. “Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, finalizou Claudio Santos. Inscrições seguem abertas até 12 de setembro no site www.umdiasemcarro.com.br

É gratuita e dará direito, sacola, squeeze e um número de peito e para participação do sorteio de 10 bicicletas Caloi através do preenchimento do coupon na retirada do kit. Uma blusa do evento será ofertada como brinde, não sendo um item que compõe o kit do evento.


Serviço: Um Dia Sem Carro

Quando: domingo - 25 de setembro

Local Concentração: Próximo ao Monumento aos Pracinhas – Avenida Infante Dom Henrique, s/nº (Aterro do Flamengo) Rio de Janeiro/RJ.

Início da concentração: 13h30

Largada: 15h

Percurso: MAM, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo (Monumento aos Pracinhas)

Sorteio: 10 bicicletas Caloi

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube