Xterra Itabira teve muita chuva e lama, reforçando a região como uma das melhores do País para MTB



Conhecida como terra natal de Carlos Drummond de Andrade, Itabira também é uma cidade importante na rota de muitos fãs do mountain bike. Neste domingo (21/11) a disputa do XTERRA, maior circuito de esportes offroad do planeta, deixou claro que o município pode oferecer muita adrenalina e diversão depois de reunir mais de 500 atletas em uma prova dura e imprevisível.


Devido as chuvas da madrugada de sábado para domingo e o tempo instável no período da manhã, a organização do evento, em parceria com representantes da Federação Mineira de Ciclismo (FMC) e da CBC, decidiu que todos os bikers fariam um percurso único de 34km visando garantir a segurança dos participantes. Mesmo encontrando muitas dificuldades num trajeto com solo bastante irregular, diversas poças d`àgua, pedras e asfalto escorregadios, os atletas também puderam aproveitar a vista deslumbrante de alguns pontos turísticos locais como o Mirante do Candidópolis e a Cachoeira da Pureza.


Após 1h34min49seg, Edimar José Soares foi o primeiro ciclista a cruzar a linha de chegada, conquistando o troféu de campeão geral e da categoria Master A1. Dois minutos depois, foi a vez de Guilherme Gotardelo Muller concluir o percurso e se consagrar o vencedor da categoria Elite Masculina. Entre as mulheres, Liege Silva Walter foi a melhor e garantiu o título com a marca de 2h01min24seg enquanto Tiago Andrade, de 18 anos, foi o grande destaque entre os mais jovens, garantindo o ouro na categoria Junior (2h04min36seg).



Na categoria Sport, Henrique Ribeiro Bravo levou a melhor alcançando o primeiro lugar no Masculino (1h36min36seg) e Rejane Vidigal Santiago Casazza foi a campeã no Feminino (2h23min55seg). Lembrando que a sustentabilidade é um dos grandes pilares do XTERRA Brazil, a prova deste domingo contou ainda com a participação de atletas e suas E-Bikes, equipamentos assistidos por motores elétricos, que teve Pedro Lucio Bicalho de Melo, de 44 anos, como vencedor.



Quem esteve no XTERRA Village neste domingo ainda pode ver a nova geração de atletas mostrando seu potencial na Corrida Kids. A disputa saudável entre a garotada foi uma verdadeira celebração entre as famílias, que aproveitaram a oportunidade para fomentar esporte e saúde na vida dos pequenos.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube